Sáb 25/06 – A Central do Brasil entra no circuito do Rolé Carioca

21 de junho de 2017

A Central do Brasil, região que abriga prédios centenários e de onde chegam e saem os trens do subúrbio e de alguns municípios da região metropolitana, é o cenário perfeito para desbravar histórias do Rio Antigo. O segundo Rolé Carioca de 2017 vai jogar luz sobre as curiosidades históricas da região. Os professores Rodrigo Rainha e William Martins, da Estácio, são os guias-performances do passeio. Após o sucesso do passeio de estreia do ano na Glória, o Rolé pela Central do Brasil, no dia 25 de junho, promete ser ainda mais interessante, com o ponto de partida no pátio externo da estação de trem da Central, às 9h.

“Um país inteiro foi inventado naqueles seis quarteirões. Eu explico: quando colônia quis facilitar seu comércio, abriu a Rua Larga, quando o império quis ser moderno dali fez o trem, quando a República queria ser poderosa, os Generais inventaram Caxias, quando Vargas queria acelerar o país refez o prédio da Central e abriu o Centro em uma via com seu nome. Quando o Brasil abandonou o Rio, a Central tornou-se o ícone da cidade abandonada”, explica o professor Rodrigo Rainha destacando a importância da região.

E é nesse ritmo de descobertas que o passeio se desenvolverá, passando por locais de grande importância como: Central do Brasil, Palácio Duque de Caxias, Palácio do Itamaraty, Centro Cultural Light, Colégio Pedro II, Igreja Matriz de Santa Rita, Banco Central do Brasil, Igreja Nossa Senhora da Candelária e Centro Cultural Banco do Brasil. O público irá descobrir, por exemplo, como a expansão do centro é marca de uma cidade em modificação no século XVIII, e daí a importância da abertura de nossa primeira grande avenida do centro, batizada então de Rua Larga em 1763. Seu objetivo era interligar o Cais do Valongo e o Campo de Santana. Ali passam a circular além dos escravos, o sal, frutas, e os comerciantes erguem suas casas nos novos espaços.

Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução.

Serviço:

Rolé Carioca – Central do Brasil ( gratuito)

Data: 25 de junho

Horário: 9h

Local de encontro: Central do Brasil, pátio interno da estação, em frente ao Metrô
Duração do passeio: cerca de 2h

Indicação etária: livre

Sigam @cariocadna no Instagram

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Web development Somar
|
Design Radiográfico