Consolidada como a festa de jazz carioca mais badalada dos últimos anos, a Festa Jazz Ahead comemora, no próximo sábado (14), sua 30ª edição. A emblemática noite será celebrada fazendo tributo a um dos mentores do Be-Bop e mais importantes trompetistas do jazz moderno, Dizzy Gillespie. A festa, que acontecerá a partir das 22h, no Clube dos Macacos, vai contar com a participação dos convidados Altair Martins Quinteto DJ Marcello MBgroove, além dos residentes DJ Gustavo MM e VJ AnimaFoto.

Altair Martins

“Para mim essa edição é muito especial! Dizzy foi o meu primeiro grande ídolo musical. Comecei a tocar trompete aos 11 anos por causa dos seus discos. Me lembro de ficar maravilhado com a destreza e ferocidade com que ele tocava. Foi a partir daí que me encantei e comecei a seguir o mesmo caminho”, conta Dan Sebastian, músico, produtor musical da Jazz Ahead, integrante e co-fundador do Quinteto Nuclear.

O primeiro grande feito de Dizzy Gillespie (1917 – 1993) foi ter inventado o estilo Be-Bop junto com Charlie Parker. O quinteto formado por eles recriou a forma de tocar melodias por cima dos acordes, mudando completamente a perspectiva de tudo o que veio depois. Seu estilo de tocar furiosamente rápido inaugurou uma nova era no jazz, expandindo os limites do que podia ser feito na época em que a música era um reflexo da euforia dos Estados Unidos pós-guerra. Mas ele não parou por aí. Através de uma parceria com o percussionista e compositor Chano Pozo, Dizzy criou o latin-jazz, gênero dos mais prolíferos e ricos até hoje. Ele foi um mestre em mesclar outras culturas e ritmos com o jazz. Até com o samba ele se envolveu, gravando com o trio mocotó na década de 70.

Natural de Mafra, Santa Catarina, Altair Martins é um dos mais renomados trompetista do Brasil.  Radicado no Rio de Janeiro desde 1990, o músico tem em seu currículo parcerias invejáveis com célebres artistas da MPB, como Chico Buarque, Caetano Veloso e muitos outros. Altair também fez parte dos mais importantes programas musicais da Rede Globo, entre eles o Superstars, o The Voice e o Som Brasil. Hoje, ele comanda seu quinteto que conta com a participação de Idriss Boudrioua, no sax, Sérgio Barrozo, no baixo, Hamleto Stamato, no piano e Rafael Barata, na bateria.

Na pista, antes e depois do show, o DJ Marcello MBgroove apresenta seus sets envolvendo o FunkySoul, com as várias vertentes do Jazz, sons Afrolatinos, com a mistura da nova e da clássica MPB, além dos Funky breaks, 60’s R&B, Jump-Blues, Rare-Grooves & Downtempo/nu-jazz beats.

Já o residente DJ Gustavo MM vai mostrar a perfeita mistura de jazz/nu jazz com o pé no groove em todas as suas formas: Afro Beat, Soul e Funk. O nu jazz promete ser um dos destaques por ser um tipo de jazz feito para a pista que mistura elementos do jazz tradicional com texturas da música eletrônica e improvisos, incluindo ritmos quebrados e harmonias jazzísticas.

Por sua vez, o VJ Animafoto exibirá um Live Painting durante a festa, além do seu trabalho com sequências de fotos em vídeos, criando curtas-metragens e loops experimentais com projeções mixadas ao vivo.

Jazz Ahead 14.11_Arte

::: Festa Jazz Ahead Dizzy Gillespie Tribute:::

Altair Martins Quinteto + DJ Marcello MBgroove + DJ Gustavo MM + VJ AnimaFoto

 

Data: 14 de novembro de 2015

Shows: 23:30h e 01:00h

Local: Clube dos Macacos – Rua Pacheco Leão, 2.038 – Jardim Botânico.

Telefone: (21) 3875 6034 / (21) 21 9 8211 9959 (whatsapp)

Site de venda:  https://www.bilheteriadigital.com/festa-jazz-ahead-30-14-de-novembro

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.