Sim, a gente adora explanar o quanto amamos a Cidade Maravilhosa. A lista que nos leva a isso é longuíssima (esse site inteiro é a prova disso). Além de tudo que se encontra aqui no Rio mesmo, existe a vantagem de estarmos perto de outras cidades cheias de charme e beleza que todo ano em algum momento recebem festas e festivais super bacanas, com conteúdo interessante, música da boa e gastronomia afiada. Tem festivais maneiros chegando por aí e a gente lista eles pra vocês se programarem pra curtir uns diazinhos aqui por perto. (E depois voltar correndo pra aproveitar as tantas delícias que nosso Rio proporciona).

14-15/08: Festival da Pinga, Paraty, RJ

Na verdade, o nome do evento é Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. “Da Pinga” era nome usado lá atrás, quando ele foi criado, em 1982. Inclusive, esse é um dos eventos mais antigos da histórica e aconchegante Paraty e trás como protagonista a bebida que levou o nome da cidade à patamares internacionais pela qualidade das cachaças produzidas pela região. Durante o final de semana, simpáticas barracas com ar de quermesse ficam à beira do rio, onde rolam desgustações de cachaças e de pratos especialmente desenvolvidos para a ocasião. Claro, apresentações musicais e de danças locais acontecem por toda a cidade, além de grupos de choro e samba que dão todo um toque especial pras ruazinhas de pedra do Centro Histórico de Paraty. De graça.

Paraty fica a 250km do Rio. É só seguir pela Rio-Santos.

Festival da Pinga

20-21/08: Ibitipoca Blues, MG 

Quem quiser fugir pro meio do mato e ainda curtir aquele clima bom que o Blues proporciona: Ibitipoca é seu lugar. A pequena cidadezinha, localizada em Lima Duarte, lá em Conceição de Ibitipoca, ainda mantém aquele clima rústico e aconchegante, sem muito luxo. O Festival de Blues acontece por lá desde 1999 e é uma das épocas que mais movimenta a cidade de gente interessada em curtir as belezas naturais da região (a Serra da Mantiqueira é logo ali) e ouvir boa música, num clima dos mais agradáveis. Já confirmaram presença Luisa Casé, Jimmy Burns, Jai Malano, Lancaster, Alabama Mike, Décio Caetano e The Real Deal. Ingressos a venda.

Ibitiboca fica a 260km do Rio e você chega lá pela BR-040.

Ibitipoca Blues

20-23/08: Rio das Ostras Jazz e Blues, RJ

A cidadezinha da Região dos Lagos já ficou tão conhecida pela qualidade do seu festival de jazz que é chamada até de a Cidade do Jazz e entrou para o calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro. Em agosto, as ruas de Rio das Ostras são invadidas por gente de todo lugar que se espalham nos quatro palcos montados em mais de 60 horas de atrações nacionais e internacionais. Até agora já foram confirmadas atrações como Roy Hargrove, Robben Ford, Incognito, Omar Hakim, Matt Schofield, Carolyn Wonderland, Dwayne Dopsie e Artur Menezes. Para você acompanhar tudo que vai rolar durante o Festival, dá pra baixar o aplicativo e deixar a programação com a sua cara. De graça.

Rio das Ostras fica a 175km do Rio e você chega até lá pela BR-101.

Rio das Ostras Jazz e Blues Festival

O seu endereço de e-mail não será publicado.