São eles os povos mais antigos da humanidade. É deles que vem aquela sabedoria milenar baseada no que é empírico e verdadeiro. São eles que entendem ao pé da letra que o ser humano sem a natureza não é nada. E é aquilo: todo mundo que é brasileiro, se for olhar lá atrás, vai achar um pouco de índio no seu sangue. Só por aqui, de acordo com o IBGE, são 350 diferentes etnias que falam 174 línguas indígenas diferentes e mais de 800 mil indígenas espalhados pelo país.

Dia Internacional dos Povos Indígenas no Parque Lage

Mesmo com tantos séculos de história, muitas tribos indígenas vem sendo marginalizadas e seus direitos não vem sendo cumpridos. É por essas e outras que, desde 1995, todo dia 9 de agosto é usado para relembrar a importância dos povos indígenas e a necessidade de preservar seus direitos. A data foi instituída pela ONU e vem como parte de uma conquista para dar visibilidade internacional para a defesa da integridade física e cultural deles.

Dia Internacional dos Povos Indígenas no Parque Lage

Tem dado certo. Ao menos, todos eventos que trazem como centro da questão a população indígena tem sido bastante frequentados e bem falados por todos. No Dia do Índio, por exemplo, comemorado dia 19 de abril, o evento que aconteceu no Parque Lage reuniu mais de 8 mil pessoas que foram atrás desse contato mais direto e verdadeiro com os índios. Por conta desse sucesso todo, vai rolar um repeteco: a Associação Indígena Aldeia Maracanã e a Secretaria de Cultura do estado, junto da Escola de Artes Visuais do Parque, estão organizando um evento que reunirá mais de 15 diferentes povos indígenas, entre eles, os Kayapó, os Pataxó, os Fulni-ô, os Puri, Tukano, Guajajara, Tupi-Guarani e Potiguara.

Dia Internacional dos Povos Indígenas no Parque Lage

Os índios vão apresentar danças, cantos, vão vender artesanatos, realizar pinturas corporais, participar de rodas de conversa, contar histórias e dividir um pouco de toda a sabedoria tradicional que carregam. Além disso, na parte da tarde vai rolar uma Mostra de Cinema Indígena, com exibição de importantes filmes premiados sobre essa causa. O evento vai rolar no entorno do casarão da EAV, aproveitando toda a belíssima área verde do parque, e também na tradicional Oca que fica lá e foi construída por índios da etnia Huni Kuin, do Acre.

Dia Internacional dos Povos Indígenas no Parque Lage

Passeio recheado de cultura! Vai perder?

Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414.
Dia 09/08, domingo, das 10h às 17h.

Dia Internacional dos Povos Indígenas no Parque Lage

O seu endereço de e-mail não será publicado.