A tradicional Feira Rio Antigo, que há 18 anos é destino certo dos turistas no primeiro sábado de cada mês, agora conta com o reforço de duas programações de peso: o Circuito Tiradentes Cultural e o InVentos.

A Feira reúne mais de 400 expositores, oferecendo uma vasta diversidade de produtos – de artesanatos a sebos e antiguidades. Além disso, bares e restaurantes da região abrem as portas para receber os mais de 30 mil visitantes que passam pelo local durante o evento. O Grupo Coletivo Balangandãs se apresenta às 16h30 no espaço musical montado em frente a Praça Emilinha Borba (esquina da Rua do Lavradio com Rua do Senado). No repertório, sucessos da música brasileira como Ana Carolina, Legião Urbana, Lulu Santos, Seu Jorge, entre outros.

Arcos da Lapa

Ao lado da Feira, é possível conferir as atrações do Circuito Tiradentes Cultural. O projeto nasceu em agosto do ano passado com o objetivo de potencializar as atividades do polo cultural do entorno da Praça Tiradentes através de programações conjuntas. Entre as atividades que devem acontecer entre 12h e 19h, estão previstas oficinas de bonecos, de personagens e de percussão, além de música com o DJ Gustavo Calani. A Tiradentes Gastronômica traz trinta barraquinhas com diversas delícias por até R$ 20.

A novidade é o projeto InVentos, que está em sua 4ª edição e agora une-se a programação do Rio Antigo, oferecendo várias atividades na Fundição Progresso e nos arredores dos Arcos da Lapa, que acontecem das 10h às 23h. Ao meio-dia, um cortejo de palhaços realizará intervenções pela Feira. Exposições, mostras, oficinas e passeios guiados também fazem parte dos eventos gratuitos promovidos pela Fundição. Há também algumas atrações pagas, como aulas de shintaido, de yoga e de mixagem, oficina de introdução a pilotagem de drones, entre outras.

O passeio pelo Centro do Rio Antigo é uma excelente alternativa para quem curte arquitetura. A região, que é uma das mais antigas da cidade, conserva seus casarões antigos, muitos construídos ainda quando o país era colônia de Portugal.

 

PROGRAMAÇÃO – 1º DE AGOSTO:

 

Feira Rio Antigo de Dia dos Pais

Local: Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde do Rio Branco, Centro do Rio Antigo – Rio de Janeiro/RJ

Horário: das 10h às 19h.

Grátis

 

Circuito Tiradentes Cultural

Local: Praça Tiradentes e centros culturais.

Horário: das 12 às 19h

A programação completa pode ser conferida no site: circuitotiradentescultural2015.wordpress.com

 

InVentos – Fundição Progresso

Local: Rua dos Arcos, 24, Centro do Rio Antigo – Rio de Janeiro/RJ

Horário: das 10h às 20h

Entrada no centro cultural: gratuita

Entrada para atividades e espetáculos: consultar programação

Forma de pagamento: em dinheiro

Informações: www.fundicaoprogresso.com.br / (21) 2220 5070

[email protected]

 

  • Ocupação e muita cultura na Praça Tiradentes | Jetss

    31 07 2015

    […] edição de agosto está chegando! Vai ser no sábado, dia 01 de agosto. O esquema é aquele completinho: serão trinta barracas com gastronomia de primeira com preço de, […]

O seu endereço de e-mail não será publicado.